Monday, 22 de July de 2024
31°

Tempo limpo

Baixo Guandu, ES

Anúncio
Geral Tocantins

Agência Estadual de Metrologia fecha balanço de fiscalizações realizadas em 2022

Ações seguem as normas e diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

28/12/2022 às 11h15
Por: Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
AEM-TO realizou 44.980 ações fiscalizatórias de instrumentos, produtos e serviços que beneficiam a sociedade em 2022 - Foto: AEM/Governo do Tocantins
AEM-TO realizou 44.980 ações fiscalizatórias de instrumentos, produtos e serviços que beneficiam a sociedade em 2022 - Foto: AEM/Governo do Tocantins

A Agência Estadual de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM-TO) realizou 44.980 ações fiscalizatórias de instrumentos, produtos e serviços que beneficiam a sociedade em 2022. As ações seguem as normas e diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além da fiscalização de rotina, a AEM-TO realizou operações especiais no Carnaval, Volta Às Aulas, Páscoa, Festa Junina e Natal. Visando uma maior segurança e confiabilidade dos instrumentos nas transações comerciais, a AEM-TO fiscalizou, na área dametrologia legal, 22.664 instrumentos, como radares, taxímetros, cronotacógrafos, balanças, bombas de medidores de combustível e de cronotacógrafos.

Para garantir que o consumidor faça aquisição de produtos com a quantidade correta, a AEM fiscalizou 11.906 produtos pré-medidos, que foram periciados no laboratório da Agência de Metrologia. Foram incluídas nessa perícia itens da cesta básica, como arroz, feijão, açúcar, farinha, óleo, condimentos e material de higiene e limpeza.

Já na área de produtos e serviços com a conformidade avaliada, foram realizadas 10.410 ações de fiscalizações dos produtos com Selo Inmetro, dentre eles: brinquedos, lâmpadas, artigos escolares, plugues, tomadas, eletroeletrônicas, as coletas têxteis e as visitas às oficinas reparadoras de pneus.

Apresidente da AEM,Grazielly de Oliveira, disse que o resultado das ações faz parte do Planejamento Estratégico do Governo do Tocantins em conjunto com o Inmetro, que busca assegurar à sociedade uma melhor qualidade de vida, utilizando a Metrologia e a qualidade na fiscalização de instrumentos, produtos e serviços, no âmbito do Estado do Tocantins. “A AEM tem como importante missão proteger a execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços, preconizada pelo Inmetro, visando à proteção do consumidor durante as transações comerciais e a orientação para o consumo", pontuou.

AEM-TO

A AEM-TO é uma autarquia vinculada ao Governo do Estado do Tocantins e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado, operações de fiscalizações rotineiras em produtos pré-medidos, balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, radares, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, entre outros materiais e instrumentos.

É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone e WhatsApp: (63) 3218-2076 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou no e-mail:ouvidoria@aem.to.gov.brou pelo sitehttps://www.to.gov.br/aemno link “Ouvidoria”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários